Unir Consultoria Imobiliária
Home Brasil Economia e Desenvolvimento Carro comprado antes da redução do IPI pode ter desconto
Carro comprado antes da redução do IPI pode ter desconto
Escrito por Folha SP   
Sex, 25 de Maio de 2012 15:06

Clientes que compraram veículos dias antes do corte de impostos anunciado pelo governo ainda têm chances de conseguir o desconto referente à redução do imposto.

O acordo firmado entre o governo e o setor prevê que revendas e montadoras possam emitir novas notas fiscais para os veículos vendidos antes da publicação do decreto, desde que o automóvel não tenha sido entregue.

Segundo o Procon-SP, embora não seja obrigatória, a reemissão das notas fiscais deverá ser adotada por fabricantes, que fazem vendas diretas em feirões e na internet, além das concessionárias.

"No caso das fabricantes, não há nenhum prejuízo financeiro, pois o imposto deixou de ser exigido", diz Carlos Coscarelli, chefe de gabinete do Procon-SP.

"Por isso, há interesse em dar o benefício, até como uma ferramenta de fidelização do cliente", afirma.

Quem comprou em concessionárias também pode tentar pedir o desconto, já que o decreto incluiu a possibilidade de a revenda negociar com as montadoras a devolução "fictícia" do estoque e, a partir disso, reemitir as notas fiscais com o novo preço.

"Os clientes nessa situação podem e devem procurar as lojas o quanto antes."

Apesar da possibilidade, o movimento maior nas lojas ontem foi o de novos clientes, atraídos pelo anúncio da redução de tributos.

publicidade
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Em revendas visitadas pela Folha na região central e na zona leste da capital paulista, a procura cresceu.

"Já percebemos um bom retorno. E não é só 7% e morre o assunto. A gente discute e tenta baixar mais", diz Uber Malerba, responsável por uma concessionária Fiat no Tatuapé, zona leste. Ele espera aumento de 80% no movimento no fim de semana.

O zelador Francisco José dos Santos, 40, foi à loja para sondar a troca de seu veículo, que ainda não foi quitado. "Disseram que dá para negociar, mesmo faltando duas parcelas. Então eu vim conferir se vale a pena."

A redução do IPI e os juros menores foram fundamentais para que ele cogitasse a troca do veículo.

A redução no imposto também estimulou a artista plástica Helisiane Mendes, 39, a trocar seu carro. Ontem, ela comprou um utilitário na JAC por R$ 54 mil. O IPI do modelo passou de 34% para 31%.

"Além da redução, também tem o desconto da loja. Vale a pena para mim. Vou economizar pelo menos R$ 2.000", disse.

Segundo o gerente de veículos novos de uma revenda da Volkswagen, Reginaldo Camargo, as reduções serão repassadas integralmente ao consumidor. "Não há vantagem em não repassar."

MAIS REDUÇÕES

Seguindo o movimento iniciado na terça-feira por algumas fabricantes, GM, Hyundai, Volkswagen, Peugeot, Nissan, Toyota e Honda anunciaram ontem os novos preços de seus veículos (veja quadro ao lado).

As montadoras Citroën, Kia e Chery não divulgaram novas tabelas de preço até o encerramento desta edição.

Informação | Folha de SP

 

Adicionar comentário

Você pode postar qualquer comentário nesta página, mas lembre-se: VOCÊ é o(a) único(a) responsável pelo que postar e seu IP será monitorado pelo nosso servidor.



Evite comentários grosseiros e termos chulos.


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se no DiviCity.com

Cadastrando no DiviCity.com você recebe as principais notícias da cidade, recebe as melhores ofertas e participa de promoções exclusivas.

Cadastre-se agora mesmo!

E-mail*
 

Cadernos Especiais

Page Rank Check

 

Todos