Banner Zeos Travelling

Home Brasil Economia e Desenvolvimento Demanda por passagens aéreas no Brasil bate recorde em abril
Demanda por passagens aéreas no Brasil bate recorde em abril
Escrito por D24am   
Ter, 29 de Maio de 2012 15:00

Em abril, a demanda por passagens aéreas cresceu 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, a oferta de assentos das companhias de aviação subiu com mais força: o avanço chegou a 7,3%, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo a Anac, os números de demanda e oferta do transporte aéreo doméstico em abril são os mais elevados desde o início da série em 2000. Porém, a taxa média de ocupação dos voos domésticos alcançou 71,8% em abril de 2012, índice 1,8% menor que no mesmo mês do ano passado, que foi de 73,1%.

publicidade

Os dados do mês de abril reforçam o cenário nos primeiros quatro meses deste ano, com alta de 10,3% na oferta de lugares e elevação de 6,8% na procura por bilhetes (demanda). No transporte aéreo internacional, a demanda caiu 1,5% em abril de 2012 quando comparada com o mesmo mês de 2011. A oferta também teve redução de 1,7% no mesmo período. No acumulado dos primeiros quatro meses, houve crescimento de 1,8% na demanda internacional, enquanto a oferta diminuiu em 2,2%. Entre os voos internacionais, a ocupação média foi de 81% em abril, pouco acima dos 80,9% de abril de 2011.

A Anac destacou que a participação das empresas de menor porte no mercado doméstico cresceu 33% em abril. Com isso, a participação delas subiu de 19% para 25,3%. Avianca e Trip registraram o maior crescimento em abril. A fatia da Avianca aumentou de 2,6% para 5%; e a da Trip saltou de 2,7% para 4,3%. A Trip está se juntando com a Azul.

TAM e Gol, as duas maiores empresas do setor, acumularam fatia de 74,7%. O número é 7,8% menor que o mesmo mês de 2011, quando essas companhias respondiam, juntas, por 81% do market share. Separadamente, a TAM tem 39,9% e a GOL, 34,8%.

Informação | D24am

 

Adicionar comentário

Você pode postar qualquer comentário nesta página, mas lembre-se: VOCÊ é o(a) único(a) responsável pelo que postar e seu IP será monitorado pelo nosso servidor.



Evite comentários grosseiros e termos chulos.


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se no DiviCity.com

Cadastrando no DiviCity.com você recebe as principais notícias da cidade, recebe as melhores ofertas e participa de promoções exclusivas.

Cadastre-se agora mesmo!

E-mail*
 

Cadernos Especiais

Page Rank Check

 

Todos