Unir Consultoria Imobiliária
Home Brasil Notícias Rio+20 e o Desmatamento Zero
Rio+20 e o Desmatamento Zero
Escrito por Época   
Qui, 21 de Junho de 2012 17:00

A Rio+20 trouxe como novidade os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, série de eventos para colher sugestões da sociedade civil para os chefes de Estado que participarão da Cúpula da Conferência. Na sessão que discutiu florestas, a maioria dos especialistas convidados a falar ressaltou a importância de estabelecer uma meta de desmatamento zero.

Esse tema não é novidade no Brasil. Em 2007, um grupo de organizações não governamentais lançou o Pacto pela Valorização da Floresta e pelo Fim do Desmatamento na Amazônia. A proposta previa zerar o desmatamento na região até 2015 por meio da criação de incentivos econômicos.

No ano seguinte, o município de Paragominas no Pará decidiu celebrar um pacto pelo desmatamento zero numa tentativa de sair da lista dos municípios críticos do desmatamento na Amazônia, lançada pelo Ministério do Meio Ambiente. Essa lista colocava o município sob embargo, sem acesso a crédito rural e com prioridade para ações de fiscalização. O que parecia ser um compromisso difícil de ser alcançado tornou-se uma grande oportunidade de mudar o padrão da economia local e de adotar práticas mais sustentáveis. Apoiado em parcerias com a sociedade local e com organizações não governamentais, o desmatamento em Paragominas caiu substancialmente. Em seguida, com a inclusão de 80% do município no Cadastro Ambiental Rural, Paragominas foi o primeiro município a sair dessa lista em 2010, tornando-se um exemplo de fortalecimento de governança para sustentabilidade.

publicidade
Há também metas nacionais, porém não tão ousadas. O Brasil possui desde 2009 a meta de reduzir 80% do desmatamento na Amazônia em relação à média verificada entre os anos de 1996 a 2005. A meta do cerrado prevê redução de 40% em relação à média ocorrida entre 1999 e 2008. Ambas precisam ser alcançadas até 2020. No entanto, mesmo que nos últimos anos vários políticos, cientistas, ministros e empresários tenham afirmado que o Brasil não precisa de mais desmatamento e que já há áreas abertas suficientes para expandir a produção agropecuária, a meta de desmatamento zero não foi adotada nacionalmente.

Eis que nos eventos paralelos à conferência surgiu uma boa notícia. No dia 14 de junho o Governador do Pará, Simão Jatene, anunciou o ousado compromisso atingir o desmatamento líquido zero no Estado até 2020. Isso significa que para cada área desmatada haverá um reflorestamento equivalente.

Para quem acompanha o que está acontecendo no Pará nos últimos anos, essa meta parece ser um passo natural. Inspirado no exemplo de Paragominas, o governo estadual lançou em 2011 o programa estadual Municípios Verdes para reduzir o desmatamento e estimular práticas econômicas mais sustentáveis.

O que fortalece esse programa não é o discurso, mas sim a prática: nasceu de um exemplo real (Paragominas) por meio de uma aliança de instituições governamentais e não governamentais, notadamente governos municipais, governo estadual, Ministério Público Federal, ongs e sindicato de produtores e de trabalhadores rurais. É essa união que permite que o programa tenha “pés no chão” e busque entender quais desafios cada município precisa superar para reduzir desmatamento, inserir imóveis no cadastro ambiental rural e com isso viabilizara melhoria da gestão territorial local. Ao apostar nesse modelo, o Estado pode virar um bom exemplo de economia verde, tão procurado nesses dias de Rio+20 e quem sabe inspirar o Brasil a assumir esse compromisso definitivo com o futuro de suas florestas.

Informação | Época, por Brenda Brito

publicidade

 

Comentários  

 
0 #2 meleceide 13-08-2012 15:54
esse site é um lixo!
HUASHUASHUAS(LO L)
Citar
 
 
0 #1 meleceide 13-08-2012 15:52
tem desmatamento e queimadas no sin city?
estou com muitas duvidas! :sad: :-| :-) :lol: :D :sigh: :roll:
Citar
 

Adicionar comentário

Você pode postar qualquer comentário nesta página, mas lembre-se: VOCÊ é o(a) único(a) responsável pelo que postar e seu IP será monitorado pelo nosso servidor.



Evite comentários grosseiros e termos chulos.


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se no DiviCity.com

Cadastrando no DiviCity.com você recebe as principais notícias da cidade, recebe as melhores ofertas e participa de promoções exclusivas.

Cadastre-se agora mesmo!

E-mail*
 

Page Rank Check

 

Todos