Banner Zeos Travelling

Home Cidade Retalhos das confecções viram artesanatos em Divinópolis
Retalhos das confecções viram artesanatos em Divinópolis
Escrito por InformeDiv   
Sáb, 05 de Março de 2011 11:00

Nas fábricas de Divinópolis, um monte de retalhos vão parar no lixo todos os dias. A indústria da confecção tenta evitar ao máximo o desperdício até porque isso significa prejuízo. Na hora de mapear o tecido o cortador aproveita o que pode, mas mesmo assim sobra muita coisa.

Até chegar a uma peça de roupa o desperdício médio é de 10%. Só em Divinópolis, um dos maiores polos de confecção do país, a cada mês são produzidas 50 toneladas de retalhos. As indústrias fazem de tudo para não jogar fora o que sobra. Seria muito fácil jogar no lixo, mas aí aparece a consciência de sustentabilidade.

Uma Organização Não Governamental (ONG | Lixo e Cidadania) da cidade aproveita muito bem boa parte dos restos. Para a organização, o retalho tem um significado especial: é promotor de cidadania. Dá para todos os envolvidos ganharem o seu dinheirinho e investirem no futuro. Natália Bernalda, de 13 anos, já comprou linha, tesoura e agulha. Ramon Cruz quer comprar um computador daqui há uns três ou quatro anos. Tudo com o trabalho feito com os retalhos.

publicidade
{googleAds}<script type="text/javascript"><!--
google_ad_client = "pub-3803701495469362";
/* Vila da Mulher 250x250 */
google_ad_slot = "4891782344";
google_ad_width = 250;
google_ad_height = 250;
//-->
</script>
<script type="text/javascript"
src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">
</script>{/googleAds}

As peças produzidas pela Ong foram expostas na Promotoria do Cidadão onde antes só se via processos. A funcionária pública Cássia Oliveira gostou da novidade. Para ela, a exposição traz um colorido para onde antes só havia o branco dos papéis, o que se torna um incentivo para o trabalho. O promotor de justiça Sérgio Gildin também acha esse tipo de iniciativa importante porque promove uma transformação cultural para a própria sociedade que carece de absorver a cultura de reciclagem.

A ideia foi muito bem absorvida por algumas pessoas. A aposentada Francisca Apolinária faz sucesso com um vestido de retalhos. Foi ela mesmo quem teve a ideia. Para a aposentada, tudo tem que ser aproveitado.

Fazer roupas e peças de utilidade doméstica sempre aproveitando os retalhos é tarefa de muitas mulheres. E sabe o que é que as vovós fazem com o dinheiro que arrecadam? Elas realizam sonhos: reformam e constroem casas para doar a quem precisa. E tudo isso aproveitando um material que poderia virar lixo.

A fábrica que faz as doações dos retalhos está a disposição para quem quiser aproveitar o material para a reciclagem. O telefone é o (37) 3222-3294

Informação do InformeDiv.

publicidade
{googleAds}<script type="text/javascript"><!--
google_ad_client = "pub-3803701495469362";
/* Banner TODOS 468x60 */
google_ad_slot = "2953543786";
google_ad_width = 468;
google_ad_height = 60;
//-->
</script>
<script type="text/javascript"
src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">
</script>{/googleAds}

 

Comentários  

 
0 #2 daniela da costa 12-04-2013 12:23
ola gostaria de saber se podem enviar os tecidos pelo correio, pois sou de sao gotardo mg e se nao for muito caro gostaria de receber os retalhos. abraço..
Citar
 
 
0 #1 sirlene 18-07-2011 23:58
:roll: tenho uma loja de retalhos e presciso de retalhos de visco, tecidos plano, veludo, pluxe etc qual seu presso tem que ser acima de 60cm moro em sc imbituba.4896190588 4832556183.obrigado por sua atençao.
Citar
 

Adicionar comentário

Você pode postar qualquer comentário nesta página, mas lembre-se: VOCÊ é o(a) único(a) responsável pelo que postar e seu IP será monitorado pelo nosso servidor.



Evite comentários grosseiros e termos chulos.


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se no DiviCity.com

Cadastrando no DiviCity.com você recebe as principais notícias da cidade, recebe as melhores ofertas e participa de promoções exclusivas.

Cadastre-se agora mesmo!

E-mail*
 

Cadernos Especiais

Page Rank Check

 

Todos
Divinópolis