Zeos Travelling Agência de Viagens
Home Estágio e Profissões Divinópolis e o futuro: Uma leitura da Veja
Divinópolis e o futuro: Uma leitura da Veja
Escrito por Maurício Lessa   
Qua, 08 de Setembro de 2010 17:00

A semana que passou foi marcada pela euforia no meio empresarial e político. O motivo foi o da publicação da matéria da revista VEJA, sobre o poder de crescimento de 20 médias cidades do país. Divinópolis figurou entre as cidades com potencial de ascensão e polarização regional. O que coloca a cidade com possibilidades de alcançar o patamar de Cidade do Futuro.

No que tange ao tema principal deste caderno Estágio e Profissões, uma questão é colocada: tomando por base o conteúdo da matéria de VEJA, como posso me preparar para este futuro? Participar de encontros, cursos, palestras, estudos, pesquisas, graduações, pós-graduações, etc. são boas formas de contribuir com meu próprio desenvolvimento e assegurar este porvir. O já apontado diferencial sustentável, denominado de Capital Humano será sem dúvida o elemento capaz de concretizar o futuro anunciado.

Em matéria de 03/09/10, o jornal Agora ressalta o Empreendedorismo do Divinopolitano, Educação e Saúde como pontos fortes. Empreendedorismo, conceitualmente um diferencial competitivo dinâmico (Michael Porter), em outras palavras, a dinamização do crescimento da cidade e região pelo potencial empreendedor das pessoas. Que ao estar associado à devida orientação e suporte no acesso ao crédito, consultoria, informação, capacitação e conhecimento trazem resultados inigualáveis. Percebem-se instituições de apoio e suporte neste sentido, em Divinópolis e região, cumprindo o seu papel: SENAI – SESI – SEBRAE – ACID – CDL – SENAC – SINDICATOS, entre outros.

publicidade
{googleAds}<script type="text/javascript"><!--
google_ad_client = "pub-3803701495469362";
/* Vila da Mulher 250x250 */
google_ad_slot = "4891782344";
google_ad_width = 250;
google_ad_height = 250;
//-->
</script>
<script type="text/javascript"
src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">
</script>{/googleAds}

Na Educação, investimentos em diferenciais competitivos estáticos são possíveis de comprovar em especial pela construção recente dos novos centros de conhecimento. Em sua parte física ou estática (PORTER) já coloca a cidade no rumo do patamar desejado. O que faltaria então? A parte ampla e dinâmica da Educação esta na qualidade do ensino, na produção e aplicação dos conhecimentos produzidos. Neste campo, poder público e privado, empresas e instituições de ensino devem cooperar de forma permanente e perseverante. Referimo-nos em especial às pessoas que fazem parte destes setores: Professores, Coordenadores, Estudantes e Profissionais que atuam mais diretamente ligados a estas esferas.

No campo da Saúde, donde boas vibrações são sentidas em termos de projetos e visão de futuro, da mesma forma diferenciais competitivos estáticos e dinâmicos precisarão cooperar afinadamente, quase como uma orquestra, para que se forje o futuro da maneira idealizada e retratada na matéria da VEJA.

E nessa direção depositemos toda nossa inteligência, energia e sensibilidade.

Maurício Lessa dos Reis é consultor do IEL/FIEMG e assina o caderno Estágio e Profissões

 

 

Adicionar comentário

Você pode postar qualquer comentário nesta página, mas lembre-se: VOCÊ é o(a) único(a) responsável pelo que postar e seu IP será monitorado pelo nosso servidor.



Evite comentários grosseiros e termos chulos.


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se no DiviCity.com

Cadastrando no DiviCity.com você recebe as principais notícias da cidade, recebe as melhores ofertas e participa de promoções exclusivas.

Cadastre-se agora mesmo!

E-mail*
 

publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

Todos