Zeos Travelling Agência de Viagens
Home Estágio e Profissões Vivência no exterior: diferencial ou pré-requisito
Vivência no exterior: diferencial ou pré-requisito
Escrito por Mauricio Lessa dos Reis   
Ter, 14 de Setembro de 2010 12:45

Diferencial é algo que lhe diferencia e lhe coloca em vantagem em relação a outro concorrente. Pré-requisito é algo considerado básico, condição sem a qual voce nem concorre com outro.

Morar no exterior, trabalhar, estudar enfim conhecer outra cultura diferente da nossa, em outros tempos já foi algo mais distante das pessoas. Hoje para concorrer a muitas oportunidades no mercado de trabalho e oportunidades, exige-se a vivência no exterior como requisito de entrada na disputa. Já comprovei esta exigência algumas vezes na área de prestação de serviços. Quer dizer que não só para estudantes e profissionais, como  também para empreendedores tal vivência pode significar um contrato fechado ou perdê-lo.

Porém, a experiência internacional ainda é para muitas áreas profissionais um diferencial. Coisas que colocam o profissional em distinção, como ter trabalhado, estudado, realizado um curso, workshop ou estágio em outro país.

publicidade
{googleAds}
{/googleAds}

Já foi distinto dominar um segundo idioma ou dominar computação. As graduações e pós já tiveram também seu peso diferencial, hoje são aspectos considerados básicos. Parece que o mercado funciona desta forma. Vejamos o caso de um hotel, por exemplo, há tempos atrás oferecia Internet e TV a cabo como diferenciais. Hoje são serviços básicos na hotelaria.

O mercado das profissões segue tendência similar. Um estagiário dominar excel, word, access e power point é o elementar. As empresas quando solicitam estagiários, já nem mencionam mais estes requisitos por considerarem implícito. Elas destacam diferenciais como conhecimentos específios ou mais aprofundados em determinadas áreas de estudo.

Da mesma forma a experiência de ter morado fora do país, ter aprendido a conviver em outra cultura ou se aperfeiçoado no exterior, em pouco tempo tornará algo tão básico como hoje é o domínio das funções do computador.

Esta semana, na 3ª e na 5ª feira o Hotel Mercure Lurdes em BH realiza importante feira sobre intercâmbio e estudo no exterior. Se voce é estudante não deveria perder oportunidades como esta, nem que seja para conhecer as propostas e iniciar a execução de um plano de ação neste sentido.

Carecemos de profissionais com esta vivência internacional para que se possa inserir, cada vez mais, Divinópolis e região centro oeste no competitivo cenário global.

Maurício Lessa dos Reis é consultoria do IEL/FIEMG e escreve semanalmente neste caderno.

 

Adicionar comentário

Você pode postar qualquer comentário nesta página, mas lembre-se: VOCÊ é o(a) único(a) responsável pelo que postar e seu IP será monitorado pelo nosso servidor.



Evite comentários grosseiros e termos chulos.


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se no DiviCity.com

Cadastrando no DiviCity.com você recebe as principais notícias da cidade, recebe as melhores ofertas e participa de promoções exclusivas.

Cadastre-se agora mesmo!

E-mail*
 

publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

Todos