Cadernos Especiais

Turismo

Clientes do Hotel Urbano chegam ao hotel e descobrem que ele está fechado

Hotel Tambaú

O dia de ontem (05/09) foi de tristeza e desespero para alguns turistas que haviam reservado diárias para o feriado com as empresas Hotel Urbano, Booking e Hoteis.com e ao chegarem no hotel descobriram que o mesmo não está em operação e que algumas as diárias nem ao menos foram pagas, conforme disse o administrador judicial do hotel.

Dezenas de turistas que fizeram reservas para o Hotel Tambaú em João Pessoa, ficaram desalojados e sem saber o que fazer já que não tiveram o suporte dos sites por onde efetuaram as reservas. Eles chegaram ao hotel na manhã de sábado e encontraram as portas fechadas. Muitos ficaram com as malas na porta do hotel sem saber o que fazer, outros chegaram em carros e fizeram uma manifestação na rua.

Uma turista de Recife conseguiu reservar a hospedagem nesta sexta-feira (04) através do site Hotel Urbano, ela disse que ficou desesperada ao encontrar o hotel fechado, já que não tem condições de arcar com outra hospedagem.

“Fiz a reserva ontem e cheguei aqui na frente e estão dizendo que o hotel está desativado. Estou na rua, zero condições de ir para o outro hotel. Uma moça disse que está desativado desde março, mas ninguém se disponibilizou a ajudar”, disse.

“Se meu dinheiro não for ressarcido eu vou ter que procurar meus direitos, pois pago uma nota para ser recebida assim? Vou ter que procurar meus direitos”, informou a turista, que reservou a hospedagem para ela e mais duas amigas. Ela enviou à reportagem a reclamação que fez ao site Hotel Urbano para tentar reaver o valor investido.

Moradores da região tem ajudado e orientado os turistas a procurar por outros hotéis já que muitos chegaram de longe e até mesmo de outros estados e não têm como retornar as suas casas antes da data prevista.

O Hotel Tambaú está sendo gerido por um gestor financeiro, por determinação judicial, até que ocorra o leilão do imóvel. A falência da empresa foi decretada no ano passado e desde então, o hotel enfrenta inúmeros problemas, inclusive com denúncias sobre atrasos no pagamentos de funcionários.

O atual responsável pelo hotel, Edvan Timóteo, culpou as operadoras que fazem as reservas online. Segundo ele, o hotel não conseguiu cancelar as operações por não ter conexão à internet ou telefone. Ele também negou que o hotel tenha recebido os valores investidos pelos turistas.

“Algumas operadoras não estão acatando nossas informações de que o hotel continua fechado e continuam vendendo estadias do hotel. Como desde maio o hotel está com os serviços telefônicos e de internet suspensos não foi possível bloquear essas operações. O que posso lhe afirmar é que os recursos cobrados dos hóspedes não estão sendo recebidos pelo Tambaú Hotel, até porque só temos no hotel os funcionários da segurança”, informou.

Turistas desavisados

Muitos turistas buscam os sites de reservas para comprar as suas viagens e isso tem aumentado os riscos e as reclamações em órgãos como o Procon e o Reclame Aqui, principalmente neste momento de pós pandemia em que o turismo foi um dos setores mais afetados.

Em uma pesquisa rápida descobrimos que as reservas para o Hotel Tambaú continuam ativas tanto no site do próprio hotel como em outros sites especializados (abaixo).

O problema para esses turistas é que nem sempre o fato de estar reservando em um site antigo é garantia de ter o seu sonho realizado. Isso porque não há um canal rápido, fácil e eficiente para reverter um problema como esse que os turistas viveram e os desavisados acabam ficando sem suporte e com o prejuízo.

O turista é levado ao erro pela propaganda massiva desses sites e além de não ter a certeza de que estão fazendo um bom negócio, porque simplesmente não dominam todos os destinos e todos os hotéis disponíveis, ainda dependem de confiar nos comentários que são muito subjetivos.

O que a maioria não sabe é que ter a consultoria de uma agência de turismo não significa pagar mais caro pois as agências são comissionadas pelos hotéis assim como os sites.

 

Reservas no Hotel Tambaú

Site do Hotel Tambaú

 

Reservas no Hotel Tambaú pelo Google

Sites disponíveis para reserva pelo Google

Procon

O Procon Estadual está orientando os turistas a realizaram um boletim de ocorrência na polícia. O órgão também disponibilizou canais de denúncia para orientar os turistas, que podem fazer reclamações através nos números 151 e 98618-8330.

Orientação

Segundo a ABAV o importante é sempre comprar com uma agência de viagens confiável e próxima pois assim será muito mais fácil de conseguir o suporte correto caso a viagem venha a ter algum problema. As agências de viagem devidamente registradas são obrigadas a portar o Cadastur que é  o registro obrigatório para os prestadores que exerçam atividades de meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos, parques temáticos e guias de turismo.

“Situações como essa podem acontecer e estragar uma viagem planejada há meses e até anos, por isso é fundamental se cercar de cuidados para evitar dores de cabeça", explicou a coordenadora-geral de cadastramento e fiscalização de prestadores de serviços turísticos, Tamara Galvão. 

• PUBLICIDADE | ZEOS TRAVELLING •

More about: | |

Siga o DiviCity

Pesquisa DiviCity.com

VOCÊ TEM MEDO DO CORONAVÍRUS?
Booking.com
Booking.com

Redes Sociais e Contato

© 2018 DiviCity.com. Todos os direitos reservados.Desenvolvido pela Iniciativa Comunicação Iniciativa

Search