Inscrições abertas: o “Enem dos Concursos” que pode transformar sua vida
Começaram as inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos Concursos”. Com oferta de 3.652 vagas em 32 órgãos federais, o processo — organizado pela FGV — é uma oportunidade singular de disputar diferentes cargos com apenas uma inscrição.
Conectado à conta Gov.br, o candidato escolhe um dos nove blocos temáticos e indica preferência por cargos e localidades, otimizando chances em uma plataforma única. A taxa de R$ 70 é única, sem distinção de nível, e o prazo vai até 20 de julho, com possibilidade de isenção (CadÚnico, Prouni, Fies, doadores) até 8 de julho.
📅 Calendário marcante:
- Objetiva: 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 (ou 236) cidades.
- Discursiva: 7 de dezembro.
A previsão é que a primeira lista de aprovados seja divulgada em 30 de janeiro de 2026.
Além da agilidade, há inovações sociais: políticas de cotas — com 25% para pessoas negras, 5% PcDs, 3% indígenas e 2% quilombolas —, e paridade de gênero garantida na segunda fase. Destaca-se também a acessibilidade para PcDs, TDAH, dislexia, autismo e mães lactantes.
Fonte: R7
No DiviCity.com, não queremos apenas informar. Queremos provocar, inspirar e abrir as portas do conhecimento. Porque uma cidade só evolui de verdade quando seus cidadãos elevam o senso crítico e aprendem a olhar além da manchete. Informação é poder — e aqui, ela vem com propósito.





